segunda-feira, 25 de abril de 2011

Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um sargento de milícias é um romance de Manuel Antônio de Almeida. Foi publicado originalmente em folhetins no Correio Mercantil do Rio de Janeiro, entre 1852 e 1853, anonimamente. O livro foi publicado em 1854 e no lugar do autor constava "um brasileiro".

A narrativa de Memórias de um sargento de milícias, de estilo jornalístico e direto, incorpora a linguagem das ruas, classes média e baixa, fugindo aos padrões românticos da época, onde os romances retratavam os ambientes aristocráticos. A experiência de ter tido uma infância pobre contribuiu para que Manuel Antônio de Almeida desenvolvesse a sua obra.

Destaca-se, ao lado de O filho do pescador de Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa e A moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, entre as primeiras produções românticas da literatura brasileira.

O autor
Manuel Antônio de Almeida nasceu no Rio de Janeiro, em 17 de novembro de 1831. Ingressou na faculdade de medicina aos dezessete anos, mesmo período em que escrevia no Correio Mercantil.
Publicou seus primeiros poemas aos dezoito anos. Em 1852, passou a publicar semanalmente, num suplemento humorístico do Correio Mercantil chamado A Pacotilha, as Memórias de um Sargento de Milícias, com o pseudônimo “Um brasileiro”. Em 1854 e 1855, o texto foi publicado em forma de livro. Faleceu no navio “Hermes”, em 1861. No ano de 1863, Memórias de um Sargento de Milícias foi publicado com o nome real de seu autor, Manuel Antônio de Almeida.

Personagens principais 
Leonardo, Leonardo-Pataca,(pai de Leonardo), a comadre, o compadre, Vidgal, Vidinha.

A obra conta as aventuras de Leonardo ou Leonardinho, filho ilegítimo dos portugueses Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça. Como os pais não desejassem criá-lo, Leonardo fica por con­ta de seu padrinho (um barbeiro) e de sua madrinha (uma parteira), após a separação dos seus progenitores.

Sempre metido em travessuras, desde cedo Leonardo mostra-se um grande malandro. Já moço, apaixona-se por Luisinha, mas põe o romance a perder quando se envolve com a mulata Vidinha. A primeira decide, então, casar-se com outro.

Tempos depois, Leonardo é preso pelo Major Vidigal, enfrenta diversos problemas, mas acaba sargento de milícias. Quando da viuvez de Luisinha, reaproxima-se da moça. Os dois casam-se e Leonardo é reabilitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário